Diversidade Etária - Etarismo
O etarismo tem um custo invisível, subjetivo e difícil de ser mensurado, especialmente nas organizações.
A competitividade das empresas demanda um olhar para o longo prazo, envolvendo uma gestão de riscos inteligente, que mitigue problemas causados pelo etarismo.
As ações possíveis dependem do estágio em que empresa se encontra e dos objetivos do projeto, podendo envolver diagnóstico, análise de políticas e práticas, governança de grupo de afinidades, letramento, workshop para lideranças ou programas específicos, customizados de acordo com as necessidades.
O pilar etário da diversidade representa todos os outros em nossa sociedade, embora não seja sempre considerado nas organizações.
Promover a diversidade etária, sustentável e harmônica na composição do quadro funcional das empresas é essencial a partir da compreensão da riqueza de intercâmbio de conhecimentos de práticas e valores entre pessoas de diferentes gerações.
Programas de Diversidade Etária envolvem análise de Balanço Etário, avaliação de políticas e práticas, representatividade etária da organização, inserção de pessoas 50+, programas de mentoria e mentoria reversa, programas de letramento, desenvolvimento de lideranças em temas como etarismo, menopausa, impacto social, entre outros.
Vamos analisar o que a sua empresa pode fazer para mudar de patamar?