Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento organizacional vai muito além de compartilhar informações e fazer comunicação interna. O reconhecimento da sua importância e seus impactos ajuda a empresa a aprender e a evoluir com seu histórico, relações e projeções.
O conhecimento desempenha um papel fundamental em uma organização e representa cerca de 90% da sua capacidade de gerar resultados. É vital para alcançar a excelência e fomentar a inovação.
No entanto, as organizações enfrentam o desafio crescente de direcionar efetivamente os fluxos de conhecimento para a geração de resultados, incluindo a promoção da aprendizagem colaborativa e a sistematização do conhecimento coletivo (interno e externo).
Isso destaca a importância de identificar desafios e oportunidades relacionadas ao capital intelectual, mapeamento de conhecimentos críticos para o negócio e estabelecimento de estratégias de gestão do conhecimento alinhadas à estratégia de gestão da organização.
Alinhamento estratégico com a alta administração e capacitação das equipes são essenciais para desenvolver uma cultura de gestão do conhecimento verdadeiramente sólida e capaz de agregar valor ao negócio.
Alguns temas relevantes:
Gestão do conhecimento: o que de fato é isso?
Diferentes tipos de conhecimento no ambiente organizacional;
Modos de conversão do conhecimento (socialização, externalização, combinação, internalização);
O ciclo da gestão do conhecimento (identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar);
Mapeamento de conhecimento crítico;
Cultura organizacional e os viabilizadores da gestão do conhecimento;
Fatores críticos de sucesso para implantação da gestão do conhecimento;
Ferramentas e práticas de gestão do conhecimento;
Modelos de gestão do conhecimento;
Maturidade em gestão do conhecimento;
Gestão do conhecimento e estratégia organizacional.