Liderança
Gerenciar pessoas, motivar times, tomar decisões estratégicas, são algumas das responsabilidades de um líder.
Aprender a liderar é possível, mas é uma jornada contínua de crescimento e desenvolvimento. Por essa razão exige dedicação para aprender novas habilidades e refinar outras.
Um bom líder precisa criar vínculos com seus liderados, ter uma ampla visão do todo, exercitar autocrítica, filtrar estímulos estressantes, utilizar a inteligência emocional como ferramenta para controlar suas próprias emoções e medos, estimulando as pessoas para a resiliência, bem como lidar da melhor forma com armadilhas, como comportamentos sabotadores e situações inesperadas.
Liderança é uma competência essencial na gestão de pessoas, podendo estar presente na personalidade ou ser desenvolvida ao logo do tempo. Não se limita às atividades de coordenação, planejamento, distribuição e controle de atividades, pois requer inspirar e motivar, proporcionar apoio e orientação para os liderados, a fim de que os objetivos e metas sejam alcançados da melhor forma e dentro dos prazos.
Uma equipe insatisfeita, desmotivada, em desalinhamento com o seu líder, pode causar prejuízos à organização por não engajar em novos projetos, ficar aquém das metas, comprometendo a prosperidade da empresa.
Entre as ferramentas de liderança que podem ser desenvolvidas, estão em destaque:
Coragem, humildade, empatia, assertividade, escuta ativa, reconhecimento de pessoas e suas entregas.